segunda-feira, 5 de maio de 2014

"Algo Maligno Vem Aí" de Ray Bradbury [Opinião]

Tive oportunidade de ler este livro graças a um empréstimo e, assim, conheci um novo autor. Apesar da minha ignorância, Ray Bradbury é um dos autores norte-americanos mais célebres do século XX, com obras já adaptadas para cinema, televisão e banda desenhada.

Algo Maligno Vem Aí é a história de um misterioso circo que chega a uma pequena cidade, nas vésperas do Halloween. O Sr. Dark, dono do circo, atrai as pessoas com promessas sedutoras de juventude eterna e sonhos por cumprir...
Jim e Will são dois amigos adolescentes que não conseguem resistir às atrações, porém a sua curiosidade leva-os a descobrir o segredo tenebroso que se esconde nos labirintos, fumos e espelhos do circo. Assim, inicia-se uma perigosa perseguição e os dois jovens terão que fazer tudo para salvar as suas vidas e, acima de tudo, as próprias almas...

Antes de mais, eu e este livro não desenvolvemos  uma relação muito amistosa. No início, não me consegui adaptar nada bem à história e à prosa do autor.
Reconheço o talento que Ray Bradbury tem para a escrita, quase como se estivesse a fazer magia com as palavras. No entanto, achei que a escrita apresentava um excesso de floreados e talvez tenha sido isso que não me cativou, tornando a leitura muito custosa para mim.

Além disso, tentei apressar a leitura, com esperança de ser capaz de me envolver mais assim que a história avançasse, mas também isso foi errado. Este é um livro para se ler devagar, com calma e concentração, enquanto se aprecia a escrita do autor.

Relativamente à história, creio que esta acabou por ficar um pouco abaixo das minhas expectativas. O título do livro sugeriu-me que iria encontrar algo mais assustador, uma história de terror, o que acabou por não acontecer. É verdade que o livro tem momentos assustadores mas não consegui sentir-me impressionada.
Em contrapartida, gostei da forma como os dois jovens iam vencendo os perigos a que estavam expostos, recorrendo à sua magia, ou seja, aquela que se encontrava dentro deles e que se traduzia em atitudes de bondade e em acreditar que eram capazes.

Como conclusão, infelizmente não posso dizer que o balanço desta leitura tenha sido positivo, contudo não pretendo influenciar ninguem a não ler este livro só porque eu tive uma má experiência. Espero que o possam ler e que encontrem nele o encanto que eu gostaria de ter encontrado.

Classificação: 2/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!