quinta-feira, 8 de maio de 2014

Booking Through Thursday | Enredo ou personagens?


ENREDO OU PERSONAGENS?

O que é mais importante quando lês - a história ou os personagens?

O tema desta semana convida-nos a refletir acerca do que preferimos num livro: a história/enredo ou os personagens? Certamente já todos encontramos ótimos enredos com personagens mais fracos ou, por outro lado, personagens inesquecíveis numa história mais desajeitada.

Para mim, o ideal seria um livro que contemplasse ambos: tanto um enredo envolvente como personagens fascinantes. Não é fantástico quando nos deparamos com um livro assim?

A escolha entre enredo ou personagens depende um pouco do meu estado de espírito e do que me apetece ler num determinado momento. Geralmente, procuro histórias que me cativem e me prendam, outras vezes procuro histórias fortes e dramáticas; quando a história não me agarra, concentro-me nas personagens e tento ganhar afinidade com elas. Por esta razão, há livros que recordo pela histórias, enquanto outros recordo pelos personagens.

E quanto a vocês, agarram-se mais ao enredo ou aos personagens?

6 comentários:

  1. os dois, por melhor que a intriga seja, sem empatia pelos personagens, o prazer da leitura perde-se.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a empatia pelas personagens é muito importante :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Sim tens razão "há livros que recordo pela histórias, enquanto outros recordo pelos personagens."

    é dificil escolher quando depende tanto de livro para livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, depende muito dos livros. Claro que o ideal seria a combinação das duas :)

      Eliminar
  3. O ideal é a combinação dos dois aspectos, mas um bom enredo é meio caminho andado para nos sentirmos interessados pelas personagens. A construção de um bom desenvolvimento narrativo pressupõe a inclusão de boas personagens e isso promove a nossa afeição ao livro.
    Para mim acaba por ser difícil separar os dois. Não me recordo de nenhum livro em que tenha adorado personagens e detestado os enredos. Através dos bons enredos consigo criar relação com as personagens.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas por vezes pode acontecer que o enredo seja bom, esteja bem desenvolvido e as personagens sejam mal construidas.
      Já me aconteceu achar a história original mas haver uma ou outra personagem com a qual embirasse mais!
      Penso que um bom escritor tem capacidade tanto de criar um bom enredo, como de construir personagens interessantes :)

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!