domingo, 7 de setembro de 2014

"Estarás Aí?" de Guillaume Musso [Opinião]

Guillaume Musso é um autor francês de quem já tive oportunidade de ler dois romances: Salva-me, uma história que me arrebatou, e E Depois..., que não me fascinou tanto como o anterior, mas que não me fez desistir do desejo de ler mais obras do autor.

As temáticas abordadas nos livros de Guillaume Musso são um pouco fora do comum, ora vejamos: em Salva-me temos um anjo que vem à Terra com uma missão; E Depois... trata-se de uma experiência de quase morte e o regresso à vida; em Estarás Aí? encontramos a temática das viagens no tempo, mais especificamente o regresso ao passado.

Destas três temáticas, a das viagens no tempo é, sem dúvida, a que mais entusiasmo me provoca, pelo que tive a certeza de que iria adorar este livro desde o momento em que o comprei. Só me arrependo de não o ter lido mais cedo.

Na história conhecemos Elliott, um médico que nunca se recompôs do desaparecimento de Ilena, a mulher que amava, morta há 30 anos. Um dia, uma situação extraordinária vai permitir-lhe recuar no tempo e encontrar o jovem que ele era há 30 anos. Ao regressar ao instante decisivo em que um gesto seu pode salvar Ilena, conseguirá ele modificar o destino implacável que determinara a sua vida desde então?

No início deste livro, encontramos algumas questões que servem tanto para nossa reflexão como para introduzir a história. Uma delas é a seguinte: "Já todos nos confrontamos com a questão pelo menos uma vez: se nos fosse concedida a oportunidade de voltarmos atrás, o que alteraríamos na nossa vida?".
O que Elliott mais desejava na vida era rever a mulher que perdeu há 30 anos atrás. No entanto, voltar ao passado e interferir com a mais pequena coisa, poderá trazer consequências imprevisíveis ao futuro.

Guillaume Musso tem um dom para nos prender às páginas do livro com a sua escrita fluida e com verdadeiros momentos de suspense. Por essa razão, este é um livro de leitura compulsiva que não desejamos largar e onde encontramos personagens carismáticas e envolventes e uma história extremamente bem estruturada.

A história é romântica e emocionante e certamente fará as delícias a leitores que, tal como eu, apreciem um toque de ficção científica aliada ao romance. Tenho a certeza de que vou recordar esta história e as suas personagens durante bastante tempo. Aconselho vivamente esta leitura!

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!