terça-feira, 30 de setembro de 2014

[Maratona Literária] Viagens (In)Esperadas - Setembro | Desafios 8, 9 e 10


Desafio 8: Bebida quente

  A temperatura baixa durante o Outono e convida-nos a bebidas mais quentes. Há alguma que te acompanhe nesta maratona? Qual é essa bebida?

Nesta maratona ainda não acompanhei as leituras com nenhuma bebida quente, no entanto, nos meses mais frios adoro beber chá, cappuccino ou chocolate quente enquanto leio os meus livros!

Desafio 9: Manta

  Quem não gosta de ler ao som da chuva, embrulhado(a) num manta bem confortável? Este é um dos prazeres que nasce no Outono e se prolonga durante o Inverno.
Tens alguma manta que te acompanhe nas leituras de Outono? Mostra-nos!

Só costumo usar mantas quando chega o tempo mais frio; tenho uma que uso quando estou na secretária e outra que habitualmente está no sofá e que é usada por toda a família.

Desafio 10: Guarda-chuva
 
  Elemento essencial nesta estação, já que a chuva aparece de vez em quando.
Dos livros que leste durante a maratona, qual o livro que salvarias de uma chuvada? Caso só tenhas lido um, achas que esse livro merecia ser salvo da chuva ou não?

Houve duas leituras que me acompanharam durante a maratona. O livro que, sem dúvida, salvaria de uma chuvada é O Grande Amor da Minha Vida. Li pouco mais de 100 páginas, mas nem pensar em deixar este livro à chuva!

domingo, 28 de setembro de 2014

[Maratona Literária] Viagens (In)Esperadas - Setembro | Desafios 6 e 7


"Elementos do Outono" é a segunda etapa dos desafios desta maratona.

Desafio 6: Folhas caídas

  No outono as folhas abandonam o sossego e a protecção das árvores. Em sucessivas quedas, pintam o chão com as mais variadas cores, ao mesmo tempo que imprimem no ar uma sonoridade tão característica no momento em que passamos por cima delas e as fazemos estalar. É bom caminhar sobre as folhas e ver o vento brincar com elas…
Qual o livro que de bom grado lhe arrancarias umas folhas?

O Último Fôlego foi o livro que li no início deste mês e mostrou-se tão maçador que demorei uma semana a lê-lo. Por isso, de bom grado lhe arrancaria umas folhas e reescreveria algumas partes da história, de forma a tentar torná-la mais cativante.


Desafio 7: Chuva

  Há quem goste mais ou menos dela, mas que ela é uma presença assídua dos nossos Outonos, disso ninguém tem dúvidas. Qual o livro ideal para ler ao som da chuva?

Na minha opinião, uma leitura para nos acompanhar numa tarde de Outono, enquanto ouvimos o som da chuva a cair, quanto mais envolvente for, melhor. Assim, recomendo O Segredo de Sophia, um livro com duas histórias entrelaçadas e que certamente agradará aos fãs de romances históricos.


Postais pelo Mundo | Alemanha (1)

Este foi o segundo postal que recebi enquanto estive fora e é já o meu 13º postal do Postcrossing.


Veio da Alemanha e a figura representa as Montanhas de Arenito do Elba, cujas formações de arenito atraem turistas e desportistas. No século XIX foi construída uma ponte entre as montanhas.

sábado, 27 de setembro de 2014

[Maratona Literária] Viagens (In)Esperadas - Setembro | Desafios 4 e 5


Desafio 4: Cinzento

  Cinzento é a cor da modernidade e da inovação. Pensa nos livros que leste, ou estás a ler, para a maratona; há algum que consideres ser inovador? Em que é que achas que o autor inovou?

O livro que tenho estado a ler é A Imagem, de Joel G. Gomes, e o que nele considero inovador é o tema. Neste livro encontramos várias personagens capazes de, através do poder da imaginação e da escrita, tornar eventos reais ou modificar outros eventos. Está a ser uma leitura interessante.

Desafio 5: Vermelho

É a cor do fogo e da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Nos livros que leste ou estás a ler para a maratona há alguma personagem que encaixe na simbologia desta cor? Qual é essa personagem?

Ainda não surgiu nenhuma personagem que me arrebatasse nas leituras desta maratona. Entretanto, hoje iniciei o livro O Grande Amor da Minha Vida, de Paullina Simons, e embora só tenha lido ainda 60 páginas, estou com uma sensação de que vou adorar o Alexander!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

[Maratona Literária] Viagens (In)Esperadas - Setembro | Desafio 3


Desafio 3: Castanho

  Esta cor tem como um dos significados a paciência e maturidade. Achas que a tua relação com calhamaços tem sido diferente ao longo dos anos? Tens mais ou menos paciência agora para os ler?

Como sempre gostei de ler, penso que sempre tive paciência para os livros, quer tivessem mais ou menos páginas. Quando era mais nova, assustava-me um pouco com os calhamaços mas, com o tempo e a experiência de leitura percebi que, se a história nos envolve, o número de páginas não importa. O que acaba por acontecer muitas vezes é que, perante um livro gigante, temos vontade de o devorar mas, ao mesmo tempo, queremos que ele dure muito!

Salvo algumas exceções, praticamente todos os calhamaços que li não me desiludiram, portanto posso afirmar que hoje em dia tenho mais paciência e vontade para me dedicar a eles.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Booking Through Thursday | Família


Hoje decidi fazer uma troca e responder ao tema da semana passada, pois acho-o mais interessante do que o tema desta semana.

FAMÍLIA

Há outras pessoas na tua família que também gostem de ler? Ou estás por conta própria?

Aqui em casa sou eu a única pessoa que adora ler e que se pode considerar uma viciada em livros.
Desde pequena que sempre fui encorajada pelos meus pais a ler e adorava receber livros como prenda. Ainda hoje adoro! Contudo, apesar de eles me encorajarem, não têm o hábito de ler.

Recentemente, o meu pai começou a vir às estantes escolher um ou outro livro para ler aos bocadinhos antes de se deitar, e eu fico toda entusiasmada com isso porque depois podemos trocar opiniões.

Já o meu irmão é muito seletivo com o que lê. Atualmente só lê livros cujo tema lhe interesse ou que tenha a certeza que vai gostar. Nos últimos meses andou a devorar os livros da série A Guerra dos Tronos, mas desde que terminou não voltou a ler, por muito que eu insistisse com ele para experimentar outro tipo de livros.

Sinceramente, adorava que a minha família partilhasse mais esta minha paixão, não só pela troca de ideias acerca dos livros, mas também pelo facto de que, se isso acontecesse, possivelmente teríamos as estantes bem mais recheadas!

E quanto a vocês, são os únicos em casa que gostam de ler ou têm alguém com quem possam partilhar a paixão por livros?

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

[Maratona Literária] Viagens (In)Esperadas - Setembro | Desafio 2


Desafio 2: Laranja

  Laranja é sinónimo de alegria. É também a cor do equilíbrio. Um calhamaço é um livro que nem sempre é fácil de ler. Quais as condições do livro e do ambiente que te permitem desfrutar de uma leitura preenchida de alegria?


Normalmente não discrimino os calhamaços e, se tenho oportunidade, leio-os em qualquer altura do ano. Uma das condições para ler estes grandes livros é ter disponibilidade, ou seja, saber que vou ter alguns dias com mais tempo livre; gosto de me dedicar a eles com tempo em vez de prolongar a sua leitura ao longo de um mês ou mais.

Outra condição importante é que só leio este tipo de livros em casa, dado que não os acho nada práticos para transportar. Além disso, são livros que requerem um local confortável devido ao seu peso. Para mim, o ideal é estar num local silencioso e sossegado, bem aconchegada com uma manta quentinha (se for nos meses mais frios) e com umas bolachinhas ou uma bebida quente a acompanhar!

Palavras Sentidas


"Queria que ele soubesse que estava ali para o confortar, não que ele precisasse que o fizesse, mas porque queria fazê-lo. O amor que lhe enchia o peito alterava tudo, e ela queria que ele o sentisse."

Uma Vida ao Teu Lado
Nicholas Sparks

terça-feira, 23 de setembro de 2014

[Maratona Literária] Viagens (In)Esperadas - Setembro | Desafio 1


Nesta maratona dedicada aos calhamaços e inspirada no Outono vamos ter desafios diários que vão estar, de certo modo, divididos em duas fases. A 1ª fase dos desafios é subordinada ao tema "As cores do Outono".

Desafio 1: Amarelo

  Esta cor ativa o intelecto, a comunicação, a concentração, a atenção aos detalhes e à harmonia do todo. Pega no livro que estás a ler agora; há algum detalhe na capa que te chame a atenção. O que te leva a gostar desse detalhe?


O que mais me chama a atenção no livro que estou a ler é, sem dúvida, a conjugação do preto, branco e acinzentado. Gosto de ver esta junção de cores nos livros, pois torna-os mais apelativos. Normalmente vemos capas muito coloridas, pelo que um livro que use estes tons acaba por se destacar pela diferença.
Por enquanto só posso ver esta capa em formato digital, mas tenho curiosidade em ver como ficará em formato de papel.

[Maratona Literária] Viagens (In)Esperadas - Setembro | Desafio 0


Desafio 0:

Mostra-nos que calhamaços te vão acompanhar durante esta maratona.

Eu tenho estes dois livros programados, mas sei que estou a ser demasiado ambiciosa.
A Imagem, de Joel G. Gomes, já tinha iniciado há algum tempo e estou a ler como leitura-beta. A versão que o autor me deu tem esse número de páginas mas penso que o livro que irá sair em versão papel não chegará a tantas.
Em seguida tenho O Grande Amor da Minha Vida a gritar-me na estante, mas para já não quero misturar os dois livros, portanto vou ler um de cada vez.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"O Último Fôlego" de George D. Shuman [Opinião]

Este ano já tive oportunidade de ler 18 Segundos, o romance de estreia de George D. Shuman. Após algumas leituras mais variadas, decidi voltar ao autor e ler o seu segundo romance.

Neste livro, continuamos a acompanhar Sherry Moore, bela e cega, e com uma característica muito peculiar: ao tocar num corpo sem vida, ela consegue ver o que ficou registado nos últimos dezoito segundos da memória dessa pessoa. Desta vez, a polícia vai recorrer à sua ajuda quando são descobertos corpos de mulheres brutalmente assassinadas e nada no cenário as liga àqueles que haviam sido apontados como suspeitos do seu desaparecimento. Não só o serial killer ainda anda à solta, como vai, à medida que o tempo corre, demonstrar um interesse especial por Sherry, tornando-a também num alvo.

Este romance policial mostrou-se mais custoso de ler do que o anterior, o qual já teve demasiados momentos parados, tal como referi na opinião. A escrita do autor não é apelativa e, na maior parte das vezes, ele opta por descrever como tudo aconteceu, em vez de colocar os acontecimentos a decorrerem à frente dos nossos olhos.

Não tive vontade de ler compulsivamente e acabava por ter de me incentivar a ler só mais um capítulo, na esperança de terminar o livro rapidamente (penso que já cheguei a referir que não gosto de desistir de livros, a menos que sejam absolutamente horríveis). O livro acabou por melhorar no fim, no momento da captura do assassino.

Sherry é uma das minhas personagens preferidas e, neste romance, acabou por ter um papel com mais destaque, o que me agradou imenso.

Outro aspeto positivo neste livro é o assassino: tudo nele é interessante, nomeadamente a explicação de como e por que é que ele começou a cometer ester crimes; o seu modus operandi, bem como a sua destreza para se camuflar, passando por um indivíduo normal, sem suspeitas, e atraindo assim as suas vítimas.

Em conclusão, nem tudo neste livro foi mau, porém a leitura foi maçadora, exigindo mais tempo que o necessário para ler um livro com pouco mais de duzentas páginas, como é o caso deste. Infelizmente, perdi o interesse em continuar a acompanhar este autor e certamente não voltarei a ler mais nenhum dos seus livros.

Classificação: 2/5 estrelas

domingo, 21 de setembro de 2014

Postais pelo Mundo | Reino Unido (1)

Soube mesmo bem regressar da viagem e encontrar dois postais na minha caixa do correio! Este é um deles, vindo da Escócia.


É um dos postais recebidos de que mais gosto dado que inclui alguns dos meus temas preferidos: paisagem, mar e pontes. Não está lindo?

sábado, 20 de setembro de 2014

[Maratona Literária] Viagens (In)Esperadas - Setembro


Aproxima-se mais uma maratona literária Viagens (In)Esperadas que decorrerá entre as 00h00 do dia 23 de setembro e as 23h59 do dia 30 de setembro.

Depois de uma entusiasmante viagem de vários dias, de ter chegado a casa e encontrar o meu computador portátil avariado e de estar há mais de uma semana sem ler, acredito que esta maratona vem mesmo no momento certo para eu retomar as leituras.

A maratona de setembro é dedicada ao Outono, estação em que as temperaturas mais baixas convidam a leituras mais pesadas. Neste sentido, o tema escolhido para a maratona é: CALHAMAÇOS. Serão considerados calhamaços todos os livros com 400 ou mais páginas.

Já tenho as minhas leituras pensadas e espero que seja outra maratona divertida e com desafios diários originais!

Resta-me desejar umas ótimas leituras a todos os participantes!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Regresso...

Os dias bons passam depressa, não é verdade? Foi o que senti ao regressar da viagem que fiz a Inglaterra para visitar o meu irmão.

A viagem foi fantástica em todos os sentidos, desde a experiência de andar de avião à descoberta de um novo país, uma nova cultura e locais fascinantes. Deixo-vos algumas fotos de locais por onde passei (todas as fotografias são da minha autoria).

EM LONDRES...


Fachada do Palácio de Buckingham


Lago do St. James's Park


Os amorosos esquilos que se viam por todo o lado nos jardins!


Monumento às mulheres da Segunda Guerra Mundial


Houses of Parliament, Big Ben e Westminster Bridge  - vista do topo do London Eye


Uma das mais de 3000 formas de vida marinha que podem ser vistas no Sea Life London Aquarium


A entrada da popular loja dos M&M's, uma verdadeira loucura no interior!

NO SUL DE INGLATERRA...


Bournemouth Pier, ao fim da tarde


Durdle Door, um arco natural de calcário, perto da localidade de Lulworth


Lower Gardens, em Bournemouth

Este é um pequeno resumo dos locais que visitei ao longo destes dias. Já estou com saudades dos dias bonitos e solarengos que lá vivi; tive imensa sorte com o tempo e não cheguei a assistir ao mau feitio do tempo londrino!

Espero poder ter oportunidade de visitar novamente este país e espero igualmente que tenham apreciado a seleção de fotografias que aqui vos mostrei!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Nova ausência...

O blog vai ficar parado durante uns dias dado que vou ausentar-me por motivos de viagem. Estou bastante entusiasmada pois vou viajar de avião pela primeira vez na vida, yay!!
Nos próximos dias vou andar por terras de Sua Majestade!

Até para a semana!

domingo, 7 de setembro de 2014

"Estarás Aí?" de Guillaume Musso [Opinião]

Guillaume Musso é um autor francês de quem já tive oportunidade de ler dois romances: Salva-me, uma história que me arrebatou, e E Depois..., que não me fascinou tanto como o anterior, mas que não me fez desistir do desejo de ler mais obras do autor.

As temáticas abordadas nos livros de Guillaume Musso são um pouco fora do comum, ora vejamos: em Salva-me temos um anjo que vem à Terra com uma missão; E Depois... trata-se de uma experiência de quase morte e o regresso à vida; em Estarás Aí? encontramos a temática das viagens no tempo, mais especificamente o regresso ao passado.

Destas três temáticas, a das viagens no tempo é, sem dúvida, a que mais entusiasmo me provoca, pelo que tive a certeza de que iria adorar este livro desde o momento em que o comprei. Só me arrependo de não o ter lido mais cedo.

Na história conhecemos Elliott, um médico que nunca se recompôs do desaparecimento de Ilena, a mulher que amava, morta há 30 anos. Um dia, uma situação extraordinária vai permitir-lhe recuar no tempo e encontrar o jovem que ele era há 30 anos. Ao regressar ao instante decisivo em que um gesto seu pode salvar Ilena, conseguirá ele modificar o destino implacável que determinara a sua vida desde então?

No início deste livro, encontramos algumas questões que servem tanto para nossa reflexão como para introduzir a história. Uma delas é a seguinte: "Já todos nos confrontamos com a questão pelo menos uma vez: se nos fosse concedida a oportunidade de voltarmos atrás, o que alteraríamos na nossa vida?".
O que Elliott mais desejava na vida era rever a mulher que perdeu há 30 anos atrás. No entanto, voltar ao passado e interferir com a mais pequena coisa, poderá trazer consequências imprevisíveis ao futuro.

Guillaume Musso tem um dom para nos prender às páginas do livro com a sua escrita fluida e com verdadeiros momentos de suspense. Por essa razão, este é um livro de leitura compulsiva que não desejamos largar e onde encontramos personagens carismáticas e envolventes e uma história extremamente bem estruturada.

A história é romântica e emocionante e certamente fará as delícias a leitores que, tal como eu, apreciem um toque de ficção científica aliada ao romance. Tenho a certeza de que vou recordar esta história e as suas personagens durante bastante tempo. Aconselho vivamente esta leitura!

Classificação: 4/5 estrelas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Livro do Mês: Agosto

Agosto chegou ao fim, o que significa que está na hora de eleger mais um livro do mês.
Este foi o mês em que mais li: consegui ler 8 livros e ainda 1 conto. Houve boas leituras e outras menos boas, conheci novos autores e visitei autores já meus conhecidos.
Quanto aos géneros literários, li cinco romances contemporâneos, um policial, um thriller, um romance de época e um conto infantil.

O livro que quero destacar é de uma autora que me surpreendeu imenso e da qual desejo ler mais trabalhos, assim que possível.

LIVRO DO MÊS


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Palavras Sentidas


"O mundo é grande, mas só para quem perdeu algo na outra ponta. É grande para quem espera por algo ou por alguém. É grande para quem conta com angústia a distância em passos e não em quilómetros. E um passo não é nada quando milhares nos separam daquilo que queremos."

Espero por ti em Paris
Diana Mendonça e David Marle

terça-feira, 2 de setembro de 2014

"As Gotas de um Beijo" de Carina Rosa [Opinião]

Este ano já tive oportunidade de ler O Intruso, a primeira obra publicada de Carina Rosa. Posteriormente, segui com atenção a publicação deste seu segundo romance: As Gotas de um Beijo. Confesso que inicialmente não gostei muito da capa - pelo menos de a ver no computador - mas mudei de ideias assim que tive o livro na mão. Adoro o formato pequeno dos livros da Alfarroba e este ficou uma autêntica ternura.

As Gotas de um Beijo é essencialmente uma história de amor que contempla um triângulo amoroso. É a história de David, um quarentão divorciado, dono de um stand de automóveis; de Diana, a grande amiga de infância de David, que foi um grande apoio quando o casamento deste fracassou; e é também a história de Laura, uma mulher bela e misteriosa que trabalha na loja ao lado do stand de David.
Quando a vê pela primeira vez, David sente-se fascinado pela sua beleza, pelos seus cabelos ruivos, e rapidamente se apaixona pela mulher da porta ao lado. Mas este amor vem competir com a grande amizade (ou será algo mais?) que ele sente por Diana, e David sabe que em breve chegará o momento de escolher.

Quando escrevi a opinião do livro O Intruso, mencionei um aspeto que, na minha opinião, deveria ser melhorado pela autora: as frases muito pequenas que acabavam por tornar a leitura menos fluida devido às pausas que a pontuação exigia.
Esse aspeto foi trabalhado e melhorado no presente livro, dando a sensação de que estamos perante um estilo de escrita completamente diferente. As frases estão bem estruturadas, o próprio texto está consistente, o que transforma esta leitura em algo agradável e prazeroso.

Relativamente à história, achei-a interessante e credível. Os temas abordados, como a violência doméstica e até a inclusão de um triângulo amoroso, tornam a história mais real, mais possível de acontecer à nossa volta, às pessoas que nos rodeiam.
A violência doméstica é um problema grave da nossa sociedade e gostei da forma como a autora o abordou, conferindo um toque de perigo e tensão à história.

No que diz respeito às personagens, a minha preferida é a Diana, por ser uma mulher forte e sensata. Não gostei muito do David devido à indecisão constante que sentia pelas duas mulheres. Por sua vez, a Laura interessou-me exatamente por ser uma mulher fragilizada e com segredos na sua vida.

Gostei imenso do final do livro e, por momentos, cheguei a pensar que iria acontecer algo mais dramático (e, por breves segundos, desejei mesmo que acontecesse).

Neste livro, a autora atribui muita ênfase aos sentimentos das personagens, descrevendo constantemente as suas dúvidas, desejos, pensamentos e receios. Talvez tenha sido este aspeto que não me permitiu apaixonar-me por esta história, fascinar-me pelos momentos belos e sofridos de David, Diana e Laura.

Em conclusão, esta é uma história que vai aquecer o coração dos mais românticos e Carina Rosa é uma autora que está a desenvolver o seu potencial, por isso acredito que deve ser lida. Recomendo As Gotas de um Beijo a leitores que apreciem histórias repletas de sentimentos e que desejem envolver-se num turbilhão de emoções.
Pela minha parte, ficarei a aguardar a próxima obra da autora, a quem desejo desde já muito sucesso a nível profissional!

Classificação: 3/5 estrelas

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Aquisições: Agosto

Tal como o mês passado, agosto também foi um mês muito bom no que diz respeito a livros adquiridos.
Ao longo deste mês, recebi dois livros emprestados, realizei quatro trocas e ainda comprei um livro nos saldos da Editorial Presença.

Espero que o próximo mês possa ser igualmente bom!

EMPRÉSTIMOS


TROCAS



SALDOS EDITORIAL PRESENÇA