quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Aquisições: Novembro

Como o tempo passa! Estamos prestes a entrar no último mês do ano, portanto chegou o momento de analisar as aquisições literárias de novembro.

- No início do mês, a minha melhor amiga fez-me uma surpresa, trazendo-me o livro da direita para ler. Acho esta coleção bem interessante, por isso fiquei muito contente com o empréstimo.
Perto do final do mês, recebi mais um livro do projeto empréstimo surpresa; vai-me saber bem uma leitura mais leve!

EMPRÉSTIMOS


- Depois de ter adorado o livro O Meu Nome é..., decidi procurar outros livros do mesmo autor e acabei por adquirir este a 2,50€ no OLX, em estado praticamente novo. Adoro encontrar estas pechinchas!
No final do mês ainda aproveitei as promoções e os portes grátis da WOOK para adquirir mais um livro. O Exorcista é bem capaz de ter a capa mais medonha que já vi em toda a minha vida!

COMPRA


- Recebi duas ofertas da Topseller: um livro de capa lindíssima e que nos conta a história de amor de Pedro e Inês; e a continuação da série de Marie Rutkoski, mais uma vez com uma capa deslumbrante.

Estou deserta por começar a lê-los! Depois partilharei convosco as opiniões.

OFERTA EDITORA


E assim foi novembro, repleto de novos livros. Como correu o vosso mês?

Palavras Sentidas


"Quando temos filhos, nunca mais tornamos a vir em primeiro lugar. Há sempre alguém mais importante que nós. Isso modifica a forma como vemos o mundo."

Um Estranho Caso de Culpa
Harlan Coben

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

[Maratona Literária] Maratona de Natal

Há bastante tempo que não participava numa maratona literária, e portanto decidi inscrever-me na Maratona de Natal que está a ser organizada pelo autor do blog No Conforto dos Livros.

Esta maratona tem como principal objetivo a leitura dos livros que muitas vezes se vão acumulando. Os participantes serão divididos em duas ou três equipas e, no final, serão somadas as páginas lidas, de forma a encontrar a equipa vencedora.

A maratona terá inicio às 00h00 do dia 10 de dezembro e prolongar-se-à até às 23h59 do dia 26 de dezembro.

Para tornar a competição mais interessante, há três categorias individuais (que poderão ser leituras ou releituras):
1. Livro que te faz sentir desconfortável (número de páginas, género não habitual,…);
2. Uma continuação de outro livro;
3. Livro que te faz pensar no Natal.

Se também quiserem participar, vão ao grupo da maratona no Goodreads e inscrevam-se.
Boas leituras para todos!

domingo, 27 de novembro de 2016

Postais pelo Mundo | Alemanha (13) e Áustria (1)

Hoje tenho dois postais oficiais recebidos recentemente para vos mostrar.

O primeiro vem da Alemanha e traz uma caligrafia bastante má, pelo que não consigo perceber a maior parte do que está escrito.
Este postal mostra-nos o claustro com os leões da Catedral da cidade de Königslutter am Elm, localizada no distrito de Helmstedt.


O segundo postal foi o primeiro que recebi vindo da Áustria, o que me deixou extremamente contente por ter um país novo na minha coleção.
Este postal apresenta uma fotografia do Kunsthaus - um Museu de Arte Moderna, situado em Graz, na Áustria. É um edifício muito chamativo e que contrasta com as construções em seu redor. No entanto, foi construído com baixo impacto ambiental, sendo um verdadeiro referencial em arquitetura sustentável.


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

"Cinder" de Marissa Meyer [Opinião]


Cinder é o primeiro volume da série Crónicas Lunares e chegou à minha estante há alguns meses. Confesso que estava ansiosa por lê-lo, não só pelas boas opiniões e recomendações, como também por adorar distopias e mundos futuristas.

Este ano ainda não me tinha dedicado a este género literário, pelo que a leitura de Cinder foi uma lufada de ar fresco. Revelou-se tão viciante que andei uma semana a deitar-me mais tarde do que o habitual, dado que não conseguia "ler só um ou dois capítulos". Desta forma, devorei o livro num instante.

Cinder é um re-telling do conto clássico da Cinderela, mas passado num mundo futurista onde existem robots, andróides e cyborgs.
Cinder é cyborg, é considerada um erro tecnológico pela sociedade, contudo essa condição traz-lhe a vantagem de ter excelentes capacidades para reparar aparelhos, o que faz dela a melhor mecânica de Nova Pequim. É essa reputação que leva o príncipe Kai a ir ter com ela, pedindo-lhe que repare um andróide antes do baile anual.
Entretanto, a sua irmã mais nova é contagiada pela peste fatal e a madrasta, culpando Cinder pela doença da filha, oferece-a como cobaia para as investigações relacionadas com a praga. Rapidamente os cientistas descobrem que Cinder apresenta características que a tornam única mas que também a colocam em perigo.

Adorei a forma como a autora adaptou este conto clássico e o transformou numa história futurista bastante original e com um mundo complexo. A narrativa está bem estruturada e permite-nos ir conhecendo todas as características deste mundo. Senti-me fascinada com a criatividade e imaginação da autora.

Além da vida na terra, este mundo apresenta-nos a evolução que permite a vida na Lua. Os seus habitantes, os Lunares, são governados por uma rainha temível que também ameaça o futuro terrestre.

A construção das personagens é outro aspeto positivo; estas conseguem cativar-nos ou repelir-nos com as suas personalidades. A relação entre Cinder e Kai deixa-nos de coração apertado de cada vez que aparece mais um dilema ou mais um segredo entre eles.

O final ficou um bocadinho em aberto, mas deixa-nos com uma vontade ainda maior de seguir para o volume seguinte. Pelo que me parece, o segundo livro trata-se do conto da Capuchinho Vermelho, contudo vai continuar a acompanhar as aventuras de Cinder. Espero conseguir lê-lo em breve para descobrir de que forma é que a autora continuou a história.

Em conclusão, este livro está recomendadíssimo; para mim foi uma grande surpresa e o meu único erro foi não o ter lido mais cedo.

Classificação: 5/5 estrelas

Momentos WOOK

Hoje, momentos WOOK a não perder!

Podem aproveitar e começar a comprar algumas prendas de Natal; um livro é sempre uma ótima prenda. E vale a pena aproveitar os portes grátis.

Cliquem na imagem e escolham os vossos livros!

 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Palavras Sentidas


"Às vezes dou por mim a tentar lembrar-me da última vez que tive alguma espécie de contacto físico relevante com outra pessoa, nem que tenha sido um abraço ou um aperto de mão caloroso, e sinto o coração estremecer-me."

A Rapariga no Comboio
Paula Hawkins

domingo, 20 de novembro de 2016

Postais pelo Mundo | Greetings from... Bielorrússia e Ucrânia

Já tinham saudades desta rubrica? Eu já, embora tenha estado algumas semanas sem receber postais, portanto não tinha nada para vos mostrar.

Hoje venho mostrar-vos mais dois pertencentes à coleção Greetings from...


Podem clicar nas imagens se quiserem ler mais atentamente as curiosidades acerca de cada país.

A Bielorrússia é frequentemente chamada de blue-eyed, por ser um país com milhares de lagos. E graças às florestas, que ocupam um terço do território do país, é também chamada de pulmões da Europa.

Em relação à Ucrãnia, a bandeira deste país é azul e amarela, simbolizando o azul do céu sob um campo de milho amarelo.

Espero adquirir mais postais desta coleção nos próximos meses!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

"O Crime do Vencedor" de Marie Rutkoski [Divulgação]

Título: O Crime do Vencedor
Autor: Marie Rutkoski
Edição: 2016
Editora: Topseller
Páginas: 352
PVP: 17,69€
(Comprar na WOOK)

Já disponível nas livrarias.
Leia os primeiros capítulos aqui.


Depois da Maldição, o Crime. A história de Arin e Krestel continua em O Crime do Vencedor, recheada de encontros e desencontros, revelações perigosas e reviravoltas emocionantes, elevando o suspense até ao derradeiro capítulo.


«Adorei... Lealdades duvidosas, amores proibidos, jogos de poder, amizades desfeitas, guerra, conquistas e família, O Crime do Vencedor tem tudo!» The Guardian


DOIS POVOS EM CONFLITO

UMA ALIANÇA PERIGOSA

UM AMOR DIVIDIDO

Sinopse:

Os Herrani, liderados por Arin, tomaram a sua terra de volta. Para impedir que a poderosa armada valoriana invadisse Herran e provocasse um banho de sangue, Kestrel aceitou casar com o príncipe herdeiro de Valoria.

O noivado causa sensação no reino, mas Kestrel sente-se uma prisioneira no palácio, sob a vigilância apertada do imperador que não confia totalmente nela. E com razão: Kestrel encontrou uma forma de passar informações secretas para ajudar o povo herrani, e está perto de descobrir um segredo chocante.

A paz com Valoria tem um preço demasiado alto e Arin procura novos aliados além-fronteiras. Ao mesmo tempo, ele debate-se com a decisão de Kestrel em se casar com o príncipe. Sem saber que ela é a espia que o está a ajudar no esforço de guerra, Arin decide arriscar tudo e tentar desvendar a verdade, mas esta poderá ser muito mais perigosa do que ele imagina.

«Envolvente, intenso, arrebatador!» − KIRKUS REVIEWS

Sobre a autora:

MARIE RUTKOSKI é autora de diversos livros bestsellers do New York Times.

Frequentou a Universidade do Iowa, viveu em Moscovo e em Praga, e estudou Shakespeare na Universidade de Harvard.

Atualmente é professora de Literatura Inglesa no Brooklyn College.
Vive com o marido e os filhos em Nova Iorque.

Saiba mais sobre a autora em www.marierutkoski.com.


Outros livros da autora:

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Palavras Sentidas


"O que mais gosto nos amigos é a maneira como dão apoio sem falarem disso, a forma como se preocupam comigo sem precisarem de o mostrar."

Tudo o que temos cá dentro
Daniel Sampaio

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

"9 de novembro" de Colleen Hoover [Opinião]


Antes de mais, renovo os meus agradecimentos à Topseller por tão gentilmente me ter cedido um exemplar deste livro. Fiquei extremamente curiosa assim que li a sinopse.

Pensar em ler Colleen Hoover é, de imediato, um motivo de felicidade. Fiquei tão rendida ao livro Confesso que tudo o que quero é poder conhecer todas as suas histórias.

9 de Novembro é uma história que apresenta uma premissa super interessante. Fallon e Ben conhecem-se no dia em que Fallon parte para Nova Iorque. A química entre ambos é tão grande que decidem, durante cinco anos, encontrar-se sempre no dia 9 de novembro.

Apesar de ter adorado a premissa, tive algumas dúvidas de como poderia um amor tornar-se tão intenso e sobreviver quando os dois protagonistas só se encontravam algumas horas, uma vez por ano. Contudo, a autora construiu duas personagens de características fortes e conseguiu tornar a história bem credível.

O primeiro encontro de ambos é extremamente divertido, o que me deixou imediatamente curiosa por saber como iam ocorrer os encontros seguintes. É também logo nas primeiras páginas que percebemos que Fallon é uma jovem que já sofreu bastante e as suas cicatrizes são a prova disso. Mais tarde, vamos perceber que Ben também tem as suas cicatrizes, embora estas não sejam visíveis.

Esta é uma história bem carregada de drama e com um segredo devastador que poderá separar os dois jovens apaixonados.
Adorei a forma como a autora pegou num dia aleatório do ano, em que algo de trágico aconteceu a ambos, e transformou esse dia em algo positivo, onde pudessem criar novas memórias agradáveis.

Outro ponto positivo foi a autora oferecer-nos o ponto de vista de ambas as personagens, não só ao longo do livro, como também no final, onde a história do Ben é recontada, dando-nos outra perspetiva da imagem que tínhamos formado desta personagem.

Em conclusão, só posso recomendar esta leitura completamente apaixonante! Preparem-se para ler uma história dramática, comovente e de leitura compulsiva. Espero que gostem tanto como eu!

Classificação: 5/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

Palavras Sentidas


"O problema dos erros é que raramente parecem erros quando são cometidos."

Uma Boa Mulher
Jill Alexander Essbaum

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Os motivos]


A Silvana já recebeu o novo livro que lhe enviei, no âmbito deste excelente projeto que partilhamos. Por vezes, damos pistas uma à outra acerca do livro que enviamos e torna-se irresistível atirar alguns palpites para o ar. Desta vez, a Silvana acertou em cheio, quando disse que eu lhe iria enviar um livro da Colleen Hoover.

Aqui está o livro que ela recebeu:


Motivos da minha escolha:

  • É uma autora nova que eu quero que a Silvana descubra;
  • Trata-se de uma história que nos aquece o coração e que poderá animar a Silvana, que tem andado com pouca vontade de ler;
  • Por fim, tenho uma ideia gira para este desafio e quero colocá-la em prática.

Espero mesmo que gostes! Boa leitura!

Top Ten Tuesday | Livros adicionados recentemente à lista To-Be-Read


O tema desta semana convida-nos a indicar os dez livros que adicionamos recentemente à nossa lista to-be-read.

Foi fácil, apenas precisei de consultar o Goodreads e verificar que livros acrescentei ultimamente a esta lista.

Aqui estão eles, começando pelo mais recente. Já leram algum?

1. Messias - Boris Starling
2. Uma Nova Esperança - Colleen Hoover
3. Um Caso Perdido - Colleen Hoover
4. Amor Cruel - Colleen Hoover
5. Só Nós Dois - Nicholas Sparks
6. O Crente - Joakim Zander
7. Está Tudo na Cabeça - Alastair Campbell
8. Os Pais Que Desejamos Ser - Richard Weissbourd
9. Uma Mulher Respeitável - Célia Correia Loureiro
10. A Sombra de um Passado - Carina Rosa


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Desafio]


Terminei a leitura do mais recente livro - Teia de Mentiras - que a Silvana me enviou no âmbito deste projeto. Aqui está o desafio que ela me propôs.

DESAFIO

Imagina que és uma famosa realizadora de Hollywood e foste contratada para fazeres a adaptação do livro “Teia de Mentiras” para o cinema.

1º É preciso escrever o guião: Manter-te-ias fiel ao livro? Ou acrescentarias/retirarias algo? Mudavas alguma coisa no enredo? Se sim, o quê?

2º Personagens: Há que fazer castings ou convidar atores e atrizes para os diferentes papéis. Como seria a tua experiência na construção do elenco? Irias fazer convites diretos ou castings? Quem gostavas que entrasse no teu filme?

3º Banda sonora e efeitos especiais: estes aspetos são muito importantes para o filme. Que músicas gostarias de incluir? Convidarias algum músico para escrever e compor uma música especial?

A MINHA RESPOSTA

1º Guião
Sim, manter-me-ia o mais fiel possível ao livro, até porque detesto adaptações muito modificadas. Talvez apostasse também em bastantes cenas no passado, de forma a explicar o que aconteceu com a família de Jack.

2º Personagens
Gostaria de fazer convites diretos para as personagens principais e castings para personagens com uma participação menor. Desta forma, juntava atores mais experientes e conhecidos do público, e daria também oportunidade a novos atores escolhidos através dos castings.
Aqui estão os atores e atrizes que eu escolheria para os papéis principais:

Sarah e Jack


Audrey Marie Anderson     |     Colin Donnell

Dean e Celia


Ben Affleck     |     Mary-Louise Parker

Amy e xerife Gilmore


Mary Elizabeth Winstead     |     Jim Beaver

3º Banda sonora e efeitos especiais
Gostava de ter um banda sonora apelativa para o público e que se enquadrasse bem num filme de mistério. Possivelmente, juntaria músicas um pouco conhecidas, com uma ou outra mais especial, composta especificamente para o filme.

Silvana, obrigada pelo desafio. Fizeste-me pensar um bocadinho, mas no final gostei bastante de o fazer. Venha o próximo livro!

sábado, 5 de novembro de 2016

"A Gorda" de Isabela Figueiredo [Divulgação e Apresentação]


Sinopse:

Maria Luísa, a heroína deste romance, é uma bela rapariga, inteligente, boa aluna, voluntariosa e com uma forte personalidade. Mas é gorda. E isto, esta característica física, incomoda-a de tal modo que coloca tudo o resto em causa. Na adolescência sofre, e aguenta em silêncio, as piadas e os insultos dos colegas, fica esquecida, ao lado da mais feia das suas colegas, no baile dos finalistas do colégio. Mas não desiste, não se verga, e vai em frente, gorda, à procura de uma vida que valha a pena viver.
Este é um dos melhores livros que se escreveu em Portugal nos últimos anos.

Sobre a autora:

ISABELA FIGUEIREDO nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, hoje Maputo, em 1963. Após a independência de Moçambique, em 1975, rumou a Portugal, incorporando o contingente de retornados. Foi jornalista no Diário de Notícias e é professora de Português. Estudou Línguas e Literaturas Lusófonas, Sociologia das Religiões e Questões de Género. Publicou os seus primeiros textos no extinto suplemento DN Jovem, do Diário de Notícias, em 1983.

É autora de Conto É Como Quem Diz, novela que recebeu o primeiro prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias, em 1988, e de Caderno de Memórias Coloniais, cuja primeira edição data de 2009. Escreve regularmente no blogue Novo Mundo. Desenvolve workshops de escrita criativa e participa em seminários e conferências sobre as suas principais áreas de interesse: estratégias de poder, de exclusão/inclusão, colonialismo dos territórios, géneros, corpo, culturas e espécies.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Palavras Sentidas


"O tio Kunn dizia que as mordidelas dos mosquitos-pólvora eram como o amor, uma comichão que nunca passava, de que nunca nos esquecíamos e de que estávamos constantemente conscientes."

A Felicidade de Kati
Jane Vejjajiva

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Livro do Mês: Setembro e Outubro

No mês passado, não houve rubrica do Livro do Mês, dado que só tinha lido três livros e não me sentia muito entusiasmada em relação a eles. Decidi novamente juntar dois meses e, assim, vou eleger um livro entre as leituras de setembro e outubro, que, no total, foram 8.

No que diz respeito aos géneros, li dois romances contemporâneos, quatro thrillers, um romance new adult e um livro de ficção científica (distopia).

Outubro foi, certamente, o meu melhor mês de leituras ao longo deste ano, por isso a tarefa de eleger apenas um livro não vai ser nada fácil.
Decidi escolher o livro com a temática "mais séria", cuja leitura recomendo absolutamente, não só por ser cativante, mas também instrutivo e atual. Aqui está o escolhido!

LIVRO DO MÊS