segunda-feira, 22 de maio de 2017

"A Tua Segunda Vida Começa Quando Percebes Que Não Terás Outra" de Raphaëlle Giordano [Opinião]


Agradeço desde já à editora Suma de Letras (Penguin Random House Grupo Editorial) por me ter cedido um exemplar deste livro, permitindo-me conhecer uma nova autora.

O longo título e a capa deste livro são bastante sugestivos e, mesmo lendo a sinopse, não sabemos que rumo a história irá tomar.
O livro apresenta-nos Camille, uma mulher de trinta e oito anos, que se sente insatisfeita com a sua vida, embora tenha tudo para ser feliz. Num dia em que tudo lhe está a correr mal, conhece Claude, um rotinólogo, que lhe oferece um acompanhamento original que a ajudará a mudar a sua vida. Estará Camille disposta a comprometer-se a 100% para ganhar de novo as rédeas da sua vida?

Neste romance, é-nos dada a conhecer a "rotinologia", uma ciência inventada, mas cujos princípios são semelhantes aos de outras práticas de desenvolvimento pessoal e coaching. É de referir que a autora é coach de desenvolvimento e criatividade, pelo que deverá ter espelhado neste livro muita da sua experiência profissional, nomeadamente nas atividades e exercícios que Claude vai sugerindo que Camille faça.

O livro é interessante e lê-se muito bem, no entanto, devido à quantidade de conceitos apresentados, pareceu-me ser mais um livro de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal camuflado num romance. Isto não é mau de todo; o livro consegue não só entreter o leitor como também apresentar e explicar conceitos que ajudem o leitor a agir sobre a sua própria vida, a ter coragem para fazer as mudanças que o farão mais feliz e que o tornarão mais confiante e seguro de si e do rumo que decidiu dar à sua vida.

Como romance, pode não cativar todos os leitores. A ação decorre a bom ritmo e não há tempo de conhecer as personagens de forma aprofundada. O foco do livro é unicamente a mudança de Camille e, consequentemente, daqueles que a rodeiam. Apesar de tudo, é uma obra que transmite ensinamentos úteis e que nos ajuda a compreender a importância do desenvolvimento pessoal.

Classificação: 3/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me oferecido pela editora em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário