terça-feira, 26 de setembro de 2017

"Confissões" de Kanae Minato [Opinião]


Confissões foi um livro que despertou a minha atenção devido a algumas opiniões muito positivas de leitores e bloggers portugueses, e foi essa a principal razão de o ter comprado.

A capa do livro é hipnotizante e promete, desde logo, uma história diabólica. A sinopse resume muito bem a trama deste livro: uma menina de quatro anos é encontrada afogada na piscina da escola. A sua mãe, professora, no última dia de aulas, no discurso de despedida à turma, acusa dois alunos de lhe terem assassinado a filha e promete uma vingança pessoal verdadeiramente atroz.

O livro inicia-se com o discurso da professora, onde nos é explicado o sistema educativo no Japão, que achei bastante interessante, e onde são feitas algumas reflexões acerca da desresponsabilização dos jovens pelos seus crimes, sejam de que natureza for. Segue-se uma explicação detalhada do crime, pela voz da professora, o que desde logo me arrepiou.

Os capítulos seguintes são todos narrados por personagens diferentes, o que nos permite conhecer diversas perspetivas desta história. Esta estrutura resultou muito bem e deu contornos mais sombrios à narrativa, dado que tivemos acesso ao testemunho dos próprios jovens e pudemos compreender as razões que os levaram a cometer um crime tão hediondo.

A vingança da professora foi, de facto, implacável e atroz e aquele final deixou-me boquiaberta. Obviamente não concordo que se deva proceder desta forma, não é com a vingança que resolvemos os nossos problemas nem vingamos os nossos ente-queridos, mas, ao mesmo tempo, o que a professora fez foi tão cruel, tão inqualificável que não resisti a sentir alguma satisfação. Acho que tenho um qualquer bichinho diabólico dentro de mim e, por isso, este livro arrebatou-me.

Concluindo, foi uma leitura que adorei e que muito possivelmente quererei reler no futuro.
Se são fãs de histórias sombrias e perturbadoras, então esta é uma leitura a não perder!

Classificação: 5/5 estrelas

2 comentários:

  1. Olá!
    De facto esta capa causa arrepios (a mim, pelo menos).
    Tenho mesmo que ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!