segunda-feira, 23 de outubro de 2017

"Convergente" de Veronica Roth [Opinião]


Convergente é o livro que conclui a trilogia Divergente, de Veronica Roth.

Depois de conhecermos o sistema de fações e de as vermos colapsar e entrar em guerra, neste terceiro volume ficamos a conhecer uma realidade diferente: a existência de um mundo para além da cidade onde vivem as nossas personagens.

Tris e Tobias têm oportunidade de ir explorar o mundo para lá da vedação, em busca de um lugar melhor para viver, um lugar livre de mentiras e complicações. Mas o que vão encontrar pode ser ainda mais assustador do que o lugar que deixam para trás.

Ao contrário do segundo livro, que não me entusiasmou tanto, este voltou a cativar-me. Gostei imenso de conhecer o lado de lá da vedação, descobrir como surgiram as fações e, sobretudo, ver Tris e Caleb a descobrirem a verdade sobre a mãe.

Este livro não pareceu tão cheio de adrenalina como os anteriores, mas a mim não me fez diferença; o ritmo mais calmo trouxe informações importantes.

O final não foi do agrado de muitos leitores, pelo que conseguir perceber através de opiniões no Goodreads. Para mim foi uma surpresa, sim, não esperava nada esse acontecimento, mas não desgostei. Penso que fez muito sentido e que a autora se manteve fiel à história que nos trouxe desde o início.

Qualquer apreciador de fantasia/distopias apreciará esta história sobre amor, amizade, sacrifício e o valor das nossas escolhas.

Classificação: 4/5 estrelas

2 comentários:

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!