sábado, 28 de outubro de 2017

"Maresia e Fortuna" de Andreia Ferreira [Opinião]


Antes de mais, quero agradecer à autora o convite que me fez para ler este seu mais recente trabalho. Já conhecia a trilogia Soberba, mas ainda não tinha tido oportunidade de ler nenhum dos livros, pelo que Maresia e Fortuna foi a minha estreia com a autora Andreia Ferreira.

A história deste livro decorre maioritariamente em Apúlia, uma vila pertencente a Esposende, aqui no norte, muito pertinho de onde eu vivo. Já visitei Apúlia algumas vezes, embora nunca tenha ido à praia tão falada neste livro. As descrições da Andreia provocam no leitor uma enorme vontade de partirem à descoberta destes locais.

A narrativa inicia-se devagar, mas rapidamente nos dá a conhecer as diversas personagens, todas com as qualidades, defeitos e medos, o que as torna mais humanas e mais realistas. Eduardo, Bianca e Vanessa são jovens como tantos outros, com vontade de aproveitar o verão. Contudo, a vida de Eduardo vai mudar quando conhece Júlia, uma mulher misteriosa, mais velha e atraente, e que vai despertar nele uma confusão de sentimentos.

Por sua vez, Júlia está na vila com intenção de descobrir finalmente o que aconteceu no seu passado, naquele terrível dia em que perdeu tudo.

Ainda conhecemos Simão, irmão de Eduardo, que se refugia na bebida para afogar as mágoas do passado, embora dê bastante importância à educação do irmão e às suas escolhas de vida. Adelaide, a mãe de ambos, é uma senhora com quem simpatizei logo, e que também esconde os seus segredos.

Sem dúvida que Júlia foi a personagem que mais despertou a minha atenção. À medida que ia progredindo na leitura, a minha curiosidade ia crescendo. O que teria acontecido de tão grave no passado de Júlia? Seria ela realmente louca ou andariam todos a mentir-lhe?
Gostei da evolução que a autora deu a esta personagem, mais para o fim do livro sentia-se ali uma aura de loucura nos seus pensamentos e ações, e senti que conseguia imaginar perfeitamente aquela personagem com a loucura no olhar.

O final foi muito poderoso e surpreendeu-me completamente. Houve um momento, a meio da leitura, que cheguei a desconfiar da revelação final, mas depois achei que não podia ser, que era algo demasiado macabro, e por isso esqueci a ideia. Mas aconteceu mesmo isso, e foi uma surpresa que me deixou de tal forma boquiaberta que tive de ler compulsivamente as páginas finais do livro.

Gostei muito e devo mesmo dizer que a autora está de parabéns. Embora não conheça os seus trabalhos anteriores, não posso fazer uma comparação, mas posso afirmar que a autora conseguiu trabalhar bastante bem esta história e dar-lhe um tom negro e dramático, que cada vez mais aprecio nos livros.

Uma autora portuguesa que merece ser lida. Não tenham medo de apostar na literatura portuguesa, que precisa urgentemente de ser mais valorizada.

Classificação: 4/5 estrelas

3 comentários:

  1. Bela postagem. Concordo contigo!

    Beijinhos. Bom Domingo

    ResponderEliminar
  2. Descreveste muito bem a sensação que o final deste livro nos dá. Ao longo do livro vamos pensado que o final será de determinada maneira, mas depois achamos que é demasiado mau para ser verdade. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E de facto é demasiado mau, nem sequer consigo imaginar como se lida com algo assim.

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!